Notícias

Inovações no Tratamento da Escoliose em Adolescentes: Recuperação Rápida e Sem Restrições

3 outubro, 2023

Por muitas décadas, o tratamento cirúrgico da escoliose em adolescentes frequentemente resultava em perda de mobilidade. No entanto, graças a cirurgiões em Portugal, uma técnica inovadora está revolucionando o tratamento, permitindo que os jovens voltem à atividade física em apenas dois meses, sem restrições. Neste artigo, exploraremos essa inovação no tratamento da escoliose em adolescentes e como ela está mudando a vida de jovens pacientes. A Osteomed, comprometida com avanços médicos, se orgulha de apoiar inovações como essa.

 

O Desafio da Escoliose em Adolescentes:

 

A escoliose é uma deformidade comum entre adolescentes que ainda estão em crescimento. Ela é caracterizada por uma curvatura anormal da coluna vertebral, que pode resultar em assimetria nas costas e nos flancos abdominais. Tradicionalmente, o tratamento mais comum envolvia o uso de ortóteses, como coletes, que provaram ser eficazes no tratamento de curvaturas de até 45 graus. No entanto, o uso prolongado desses coletes, geralmente por 18 horas por dia, pode ser desafiador para os adolescentes.

 

A Alternativa Inovadora:

 

Devido às restrições impostas pelo uso de coletes, muitos adolescentes optam pelo tratamento cirúrgico. No entanto, as cirurgias na coluna vertebral tradicionais frequentemente deixam um segmento imóvel, afetando a mobilidade dos jovens em suas atividades diárias. Nos últimos anos, cirurgiões da coluna em Portugal desenvolveram uma técnica menos invasiva e inovadora para corrigir curvaturas lombares em adolescentes.

 

Essa técnica tira proveito do crescimento contínuo da coluna vertebral dos adolescentes, permitindo correções progressivas ao longo do tempo. A cirurgia é menos invasiva, resultando em perda mínima de sangue, e, surpreendentemente, os pacientes podem retomar todas as atividades físicas em apenas dois meses. Os riscos e complicações são significativamente reduzidos. No entanto, essa técnica é apropriada apenas para curvaturas lombares entre 40º e 60º em pacientes com idades entre 10 e 14 anos.

 

Preservando o Movimento e o Crescimento:

 

Uma das características mais notáveis dessa cirurgia é a preservação do movimento e do crescimento da coluna. Isso representa uma verdadeira inovação no tratamento da escoliose em adolescentes. No entanto, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir os melhores resultados. Pais e cuidadores devem estar atentos a qualquer assimetria nos ombros ou no abdômen das crianças e adolescentes e procurar um especialista em ortopedia o mais cedo possível.

 

Conclusão:

 

A inovação no tratamento da escoliose em adolescentes está oferecendo uma nova esperança. Essa técnica cirúrgica menos invasiva e mais eficaz permite que os jovens voltem rapidamente às suas atividades sem restrições. A Osteomed está comprometida em apoiar avanços médicos como esse, que melhoram significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Junte-se a nós na celebração dessas inovações e na busca por tratamentos médicos mais eficazes e acessíveis. A Osteomed está aqui para apoiar você em cada passo do caminho.

Artigos Relacionados

10
06
5º Encontro Científico OSTEOMED de Buco-Maxilo-Facial
10
06
5º Encontro Científico OSTEOMED de Buco-Maxilo-Facial

Inscreva-se na nossa newsletter

Nós da OSTEOMED enviamos toda semana notícias, eventos e assuntos interessantes ao setor médico, para manter você informado sobre tudo que acontece.